quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Chafariz das Janelas Verdes, Lisboa

Localizado no Largo Dr. José de Figueiredo, este chafariz de 1774 da autoria de Reinaldo Manuel dos Santos, tem dois níveis no nível inferior tem dois tanques para os animais e no superior tem um tanque circular.
No século XIX tinha quatro bicas, todas elas ao serviço de quatro companhias de Aguadeiros. 
Concelho: Lisboa
Distrito: Lisboa 

© Luís Miguel Inês  - All Rights Reserved

3 comentários:

Felizes disse...

Gostaria de saber porque é que Karmann diz de caras que a foto é má?
Saberá ele ao menos a objectiva que serviu para a fazer?
Ou será redutor ao ponto de achar que fotografia não é arte e assim espartilhar-se em regras que mais tarde não sabe quebrar e, pior, resumir diferentes "visões" dum mesmo motivo à sua superior noção estética?
Por fim, fui ver o Éden de Karmann a fim de avaliar o porquê de tanta arrogância e tão pouca abertura à diferença, até para aqueles que na teoria não dominam a técnica fotográfia, mas ainda assim têm tanto direito quanto ele para poderem fazer da fotgrafia o seu handicap.
Resultado, Um para o LMI, que ao menos partilha as suas visões do mundo, explora e outros caminhos. Só assim Arte é Arte e existe evolução nela. Ainda que LMI não venha a marcar nenhuma diferença, pelo menos teve a coragem e ir por outros caminhos.
Zero para o petulante que nem uma fotografia tem para partilhar e ainda assim critica negativamente desconhecendo as circunstâncias em que a fotografia foi tirada.
Até parece que o espaço que LMI criou é de Karmann ou as fotografias que aqui estão foram presentes a concurso.

Felizes disse...

Luis, apesar de não acreditar que esta foi a única foto que fez desta praça, acho que a mesma tem mais para mostrar do que a fotografia oferece. Recorra às grande-angulares e assim procure oferecer uma perspectiva mais abrangente do espaço envolvente. Usando uma grande-angular procure na medida do possível não ir abaixo dos 24mm e assim reduzir os efeitos da distorção óptica característica.
Pense nas linhas verticais: estas, nos enquadramentos devem na medida do possível se sempre verticais, as horizontais podem ser perspectivadas e aparecer como diagonais mais ou menos acentuadas, maqs uma vertical é sempre vertical, só se não houver alternativa.
Usando a grande angular, se tiver dificuldade em definir um elemento dominante, aproxime-se dele e volte a fazer a fotografia.
Dispare, dispare, dispare, nao se canse nem se iniba de o fazer quando lhe aparecem estes comentários "iluminados" por aqui, estas pessoas em vez de partilhar o que sabem, limitam-se a por defeitos só porque sim. Não lhes ligue.
A fotografia é de todos e quantos mais soubermos tirar as coisas feias dos enquadramentos, mais saberemos quais são as coisas feias que nos aparecem nas nossas vidas.
Aprenda o mais que puder e partilhe tudo o que sabe com o maior numero de pessoas que puder, a fotografia nao tem dono!

Felizes disse...

Pois não, não vai.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...