quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Chafariz de Santo António da Convaleslença, Sete Rios.


 Chafariz existente em Sete Rios, S. Domingos de Benfica, Lisboa, numa sequência de três fotos, sendo as duas primeiras actuais tiradas agora, na terceira foto, do meu álbum de recordações,  lmi  fotografado há 43 anos decorria o ano de 1967.
Vamos a um pouco de história num site da CML
Data
1817
A rainha D. Maria I mandou, por provisão de 12 de Dezembro de 1791, os directores da Real Obra das Águas Livres estudarem as nascentes que pudessem vir a abastecer chafarizes nas estradas da Convalescença e das Laranjeiras. Os moradores da zona já várias vezes tinham pedido à Direcção da Real Obra a construção de chafarizes ou fontes nestes locais. O Chafariz das Laranjeiras foi edificado em menos de três anos após estes estudos, enquanto o Chafariz da Convalescença demorou mais tempo, somente foi concluído em 1817. Era abastecido com água do Aqueduto. O seu encanamento vinha desde São Domingos de Benfica encostado ao muro da Quinta da Senhora Infanta D. Isabel Maria. Este encanamento entupia-se muitas vezes por causa das raízes, por isso a Câmara, em 1849, ordenou a execução de um novo encanamento com 1846 palmos. Custou 18 961$423 réis. Os seus sobejos eram para o Conde de Farrobo, filho do Barão Joaquim Pedro Quintela.  Na sua decoração ostenta as armas reais de D. João VI. Tem um só tanque com duas bicas. 
Concelho: Lisboa
Distrito: Lisboa 

© Luís Miguel Inês  - All Rights Reserved

1 comentário:

Chris disse...

São tão boas estas recordações.
Lembra-me o meu blog http://olhandoestremoz.blogspot.com, onde descrevo recordações da minha infância.
É pena que o estado de conservação não seja tão bom como o desejável, mas ainda assim é muito interessante este teu olhar e recordação.
Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...