domingo, 11 de abril de 2010

Fonte do Leão, Quinta do Conventinho, Loures.

Esta fonte fica num espaço denominado Quinta do Conventinho, vamos a um pouco de história, lida num panfleto local da CML.
A construção do Convento do Espírito Santo, pertencente á Ordem Franciscana da Província de Santa Maria da Arrábida, iniciou-se em 1574.
Os frades deste convento prestavam acções de assistência á comunidade local, a viajantes e a doentes que se dirigiam para o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.
Em Outubro de 1833, o convento foi abandonado pelos últimos 7 frades que ali viviam. Em 1884, as Ordens Religiosas eram extintas por decreto, os seus bens nacionalizados e vendidos em leilão. Foi este o destino do convento do Espírito Santo.
Iniciava-se, então, uma nova fase na história deste edifício, a de residência civil. Foi arrematado em hasta pública, foi negociado, vendido, passando pela posse de várias famílias das quais se destacam os Costa Cabral, no século XIX, os Gellweiler, no século XX.
Em 1988, a Câmara Municipal de Loures, adquiriu a propriedade procedendo a obras de reabilitação.
A 26 de Julho de 1998, a CML, inaugura neste conjunto patrimonial,exemplar único da arquitectura conventual em Loures, o Museu Municipal de Loures.
 lmifotografia © Luís Miguel Inês - Todos os direitos reservados.


    1 comentário:

    Chris disse...

    Gosto deste s teus trabalhos e da divulgação que estás a desenvolver!
    Beijinho Luis!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...